Garantias / RMA’s / Trocas / Devoluções

Condições de RMA

RMA´s  - Devoluções para devolução de mercadoria:

Deverá enviar um e-mail para geral@orama.pt, com as seguintes informações:

- Dados da fatura de compra

- Dados do cliente (nome, morada e contactos)

- Equipamento a reclamar/devolver

- Descrição do problema

Nota: antes de enviar ou entregar o equipamento na nossa instalações deverá primeiro enviar um e-mail com as informações acima descritas. Depois será contactado sobre o que deverá fazer. Não aceitaremos nenhum produto ou equipamento sem terem sido seguidos os passos acima descritos. O incumprimento destes procedimentos poderá levará à devolução do produto/equipamento com despesas a cargo do cliente.

Garantia

Os artigos comercializados pela Orama na sua loja online e espaços comerciais estão abrangidos pelo regime de garantia legal. Antes de adquirir um bem, tenha em mente os seguintes pontos descritos nesta página:

A Orama é meramente distribuidora;

Todos os produtos comercializados pela Orama não são fabricados pela mesma. No momento da venda, a Orama passa para o cliente a garantia desse(s) mesmo(s) produto(s) ou equipamento(s);

Em produtos recondicionados, a garantia é de 1 ano, com exceção de bens considerados de consumo, tais como baterias e transformadores, tendo estes um período de garantia de 6 meses.

Baterias de equipamentos recondicionados são testadas antes da venda e consideradas funcionais quando proporcionam ao equipamento uma autonomia de 20-30 minutos.

Em caso de dificuldades na instalação/utilização de algum produto ou equipamento,  comece por certificar-se de que está a seguir todas as instruções contidas nos Manuais de Instruções do Fabricante. Se o problema persistir, entre em contacto connosco, usando um dos contactos disponíveis no site.

Em casos de RMA, a Orama compromete-se a dar o seu melhor para que o seu produto seja trocado o mais rapidamente possível, tendo o cliente contudo de ter em mente que o processo não depende exclusivamente do vendedor (Orama). Todos os produtos que dão entrada nas nossas instalações para RMA são testados e expedidos com a maior brevidade possível. Daí em diante, o processo passa a ser responsabilidade de fabricantes e fornecedores;

No caso de produtos descontinuados, a troca poderá ser feita por um produto equivalente ou superior ao atualmente em comercialização, no entanto, esta troca é exclusivamente da responsabilidade do fornecedor/fabricante. Poderá igualmente ser efetuada nota de crédito para que o cliente possa adquirir posteriormente outro(s) artigo(s) na nossa loja;

Tenha em atenção que qualquer alteração ao produto de origem, INVALIDA A GARANTIA. Por exemplo: remoção dos autocolantes com número de série ou outro tipo de etiqueta alusiva à garantia, adulterações provocadas por VMODS, incorreta instalação de dissipadores em gráficas e memórias, processadores e motherboards com pinos partidos/tortos, produtos incompletos, etc. Em todos estes casos o RMA é imediatamente RECUSADO;

Independentemente de o equipamento ter ou não ter garantia, sempre que este seja rececionado para reparação e não seja detetada nenhuma avaria, ou que esta tenha sido causada por utilização incorreta, poderá ser cobrada uma taxa para cobrir custos logísticos;

Em nenhum caso a Orama poderá ser responsabilizada pela eventual perda parcial ou total de dados, programas ou software, instalados nos produtos entregues para reparação. É da total responsabilidade do cliente fazer as devidas cópias de segurança dos seus dados.

O prazo de levantamento do equipamento entregue para reparação é de 30 dias após o cliente ter sido informado de que pode levantá-lo. No fim desse prazo, o material considera-se abandonado nos termos do artigo 1267/1a do Código Civil, pelo que a Orama deixa de ser responsável pela integridade do equipamento. A partir do momento em que este se considere abandonado, o cliente fica obrigado a pagar a título de cláusula penal a importância de 2,5 Euro por cada dia de atraso no levantamento. Passados 3 anos da data do respetivo contactopara lenvantamento, ao abrigo do artigo 1299 do Código Civil, o material tornar-se-á propriedade da Orama a título de usucapião. Em caso de dívida, a Orama goza do direito de reter todo o material existente nas suas instalações até que esta seja totalmente liquidada.

O custo associado à devolução do material é da responsabilidade do Cliente.

Caso se verifique que a devolução ou reclamação seja aceite, e a decisão do cliente for a devolução do pagamento, será emitida uma Nota de Crédito em conta corrente, que apenas poderá ser deduzida após a receção do duplicado do documento devidamente assinado e carimbado, conforme legislação em vigor

A Orama reserva-se no direito de não aceitar devoluções ou reclamações se não forem cumpridos os pontos anteriores;

Caso a devolução não seja aceite e o cliente pretenda o produto de volta, o levantamento do material é da responsabilidade do cliente. Tendo um prazo de 15 dias úteis para o fazer;

O produto terá que ser previamente analisado para usufruto da garantia, salvo errado manuseamento, incorreto acondicionamento na devolução do mesmo e apresentação de mau uso (quedas, humidade, etc…). A sua análise será realizada num prazo máximo de 15 úteis dias após a receção.

É da responsabilidade do Cliente a conferência dos produtos entregues, não sendo aceites reclamações posteriores. Ao rececionar as encomendas pela transportadora, caso verifique que pode existir uma anomalia, deverá colocar na guia de transporte “sujeito a conferência” e reportar a situação nas 24 horas após a receção, para que a mesma possa ser reclamada. Se este procedimento não for executado, no prazo estabelecido, a reclamação poderá ficar sem efeito. Todo o material não aceite na RMA tem um prazo de 15 dias para ser levantado ou pedido de recolha. Todo o material devolvido para RMA terá de vir em perfeitas condições de embalamento, caso contrário o mesmo poderá não ser aceite.

Danos na Mercadoria

1. Não nos responsabilizamos por danos causados por incorreta utilização do produto ou danos resultantes de mau manuseamento por parte do transportador – são da exclusiva responsabilidade do mesmo. Neste tipo de situação, o cliente deverá informar o nosso departamento enviando um e-mail para geral@orama.pt. Deverá incluir fotos dos danos para que se possa substituir a mercadoria sem encargo adicional. O cliente deverá guardar a mercadoria para recolha posterior, sendo que a transportadora será notificada da situação para ressarcimento (a transportadora levanta um auto de ocorrência para se certificar que o dano foi causado por eles). Só serão aceites ocorrências até 5 dias após expedição da encomenda. Após este prazo nem a Orama, nem a transportadora assumem qualquer responsabilidade.

Garantia - Prestação de Serviço/Reparações 

A garantia de reparação é de 90 dias, a contar da data de finalização da prestação de serviço, sendo a garantia válida apenas para as peças substituídas (esta garantia limitada não afecta os direitos legais estabelecidos na legislação nacional). A garantia das reparações não contempla as seguintes condições:

1. Danos físicos (equipamento partido/danificado/corroído/empenado, etc.);

2. Uso indevido, danos causados por quedas, negligência, fogo, água, perturbações eléctricas, atmosféricas ou outros similares;

3. Danos causados pelo transporte efetuado pelo cliente ou terceiros em sua representação;

4. Utilização de opções ou consumíveis não apropriados ao equipamento em questão; 

5. Durante este período o equipamento tiver sofrido intervenção técnica, com mão-de-obra e peças alheias aos serviços da Orama;

6. A reparação anterior tiver sido efectuada sob pedido e responsabilidade do cliente.

Garantia direta com o Fabricante 

Algumas marcas disponibilizam garantia/suporte direto ao cliente. Nestes casos pode entrar em contacto diretamente com a marca para tratar da garantia do equipamento.

Erros de Compra e Direito de Rescisão

Todas as encomendas realizadas na Orama dispõem de um prazo de quinze dias para fazer uma troca ou uma devolução, desde a receção do produto.

Quando se trata de uma devolução por erro do cliente, ele pode solicitar o reembolso do montante da compra, mas não dos custos de envio. Deve fazê-lo mediante o envio dos produtos/equipamentos para as nossas instalações. Para isso, em primeiro lugar, o cliente tem de contactar-nos e apenas depois da nossa autorização, o cliente poderá enviar a mercadoria, suportando o cliente os custos de envio.

O montante será devolvido pelo mesmo método utilizado para pagar, no momento em que a mercadoria chegue e após ter verificado que se encontra em perfeitas condições.

Em casos em que o produto esteja aberto (utilizado ou não utilizado) ou sem a sua embalagem original, não será aceite para troca.

Garantia de Consumíveis e Compatíveis de Impressão

Todos os consumíveis de impressão vendidos pela Orama contam com dois anos de garantia a partir da receção da encomenda. Se o tinteiro apresentar alguma falha depois da instalação na impressora ou nas suas primeiras impressões, a Orama efetuará a substituição do consumível, mas apenas após terem sido efetuadas as verificações necessárias com o cliente. Para tal, um novo consumível será enviado para o cliente, mas o cliente terá que devolver à Orama o material defeituoso (salvo indicação contrária por nossa parte).

Caso a falha se manifeste já depois de uma utilização contínua do consumível, os fabricantes não oferecem nenhuma garantia uma vez consumido 30% do mesmo (devido a que é um produto submetido ao desgaste e isso é o que a Lei de Garantias indica).